Theme Preview Rss

Domingo de Páscoa

Depois dos posts ateus, está na hora de expurgar virtualmente a alma.
Faço parte daquele lote de hipócrito-católicos-pouco-praticantes. A última vez que fui à missa era noite de Consoada (atrás de mim, um casal de turistas ingleses também assistia a essa cerimónia exótica que é a Missa do Galo).
Esta Páscoa, ansiava por uma pequena bênção comunitária mas a missa tinha começado há uma hora. Voltei para casa, de mão dada com a mana, um pedacinho envergonhada por este nosso afastamento herético.
Bottom line: continuamos a acreditar em Deus, na tolerância e nas pessoas. Mesmo discordando das directrizes do Vaticano, destacamos o melhor que a igreja nos ensinou: o espírito comunitário sem beatismos, a solidariedade social e a partilha, tomando como exemplo o nosso amigo Jesus (“eu tenho um amigo que me ama, que me ama, que me a-a-ma”).
Se calhar tivemos sorte na paróquia; se calhar aprendemos a questionar a igreja; se calhar fizemos mal em aceitá-la assim, cheia de defeitos. Não me vejo de volta à rotina dominical, é certo. Mas gostava de ver uma igreja adaptada à nossa realidade, porque não deixa de ser um veículo privilegiado de transmissão de valores. Sem obediências cegas, mas com consciências esclarecidas.

E depois acordamos? ;)

Para quem anda às aranhas com as suas crenças, a Câmara Clara ajudou a clarificar a diferença entre fé e religião, em Domingo de Páscoa.

2 Ópinanços. Com ó.:

nuska disse...

Devias ter visto o documentário sobre o Evangelho de Judas que deu esta semana, sobre os gnósticos (que eram cristãos, como ele, o apóstolo Tomás - claro, está)e a filosofia que eles defendiam, de que Deus está dentro de cada um - não é uma realidade externa. A ascese é feita pelo autoconhecimento (não confundir com sabedoria académica, segundo defendiam eles).
Sabes que eu não percebo muito de religião, mas não era Jesus que dizia qualquer coisa como cada homem ser a igreja?

:)

Anne Martens disse...

É isso mesmo, amiga. :)
Tens alguma coisa para fazer esta semana? Bora salvar um país do 3º mundo? ;) lol, o pior é que são só palavras, geralmente tolas. Beijos!