Theme Preview Rss

States of Mind

So I stare at the light...










Edward Hopper -Morning Sun

And hope for a laugh...









I Break my heart...












Roy Lichtenstein - Kiss V

And wince the night away...













Mata-Hari, killing you softly with her belly dance.

So that, in the end, I'll look like this:














Quino, BD

Os Mistérios do Infinito

Meses após ter visionado um documentário sobre o Tao do Sexo e do Amor - momentos pedagógicos em que os órgãos sexuais são tratados pelos nomes de código "Talo de Jade" e "Cofre de Jade" - eis que retomo, por zapping ocasional, os ínfimos conhecimentos do Canal Infinito. Sempre às 00h00, ensinamentos sexuais do Oriente, TAO e Kamasutra, com apresentadoras tão naturais como robôs. Isto num canal que dedica o seu horário nobre a programas sobre caçadores de vampiros e raptos por extraterrestres. Recomendo!

Todos os Dias Fossem Estes / Outros

O álbum é bom e foi presença frequente no Queijo. Ao vivo, o ex-baixista dos Ornatos Violeta, Nuno Prata, além de tocar e cantar pra caramba, ainda mantém o digníssimo ar de cantautor num Cabaret como o Maxime, no mesmo palco por onde já passou a stripper Gretty Star.
Noutras cantorias, mais viradas para folias, aqui fica o 'Bacalao' de Julio Iglesias (cujo concerto calha no mesmo dia dos Bloc Party - o que fazer?!). Sim, Iglesias canta: "A mi me gusta el bacalao. El bacalao con papas".

Julio Iglesias - El Bacalao

Olhos Cor-de-Tela

Tomei uma decisão: cantar todas as discussões. Algo como “Tu gostas de outra mulher, bidubidu, mas eu tenho no ventre o teu bebé, shalala”.
É quase tão ridículo como discutir por SMS ou MSN (sou fã) e sempre se leva para casa um Óscar. Foi o que aconteceu com a senhora Jennifer Hudson, eleita Melhor Actriz Secundária nestes Óscares 2007, que se limita a esbanjar o vozeirão por todo o lado em “Dreamgirls”.
A verdade é que ganhei aversão a musicais depois d’ “O Fantasma da Ópera”, pelo que ontem fui impelida a abandonar a sala durante este “Dreamgirls”, com a desculpa de que era o terceiro filme que via de seguida na maratona dos Óscares @ Cinema Londres.
Valeram, antes, os super freaks do “Little Miss Sunshine” (ou as road trips da família Martins) e os esguichos de sangue vs. corpos a cair do céu em “The Departed”, do grande Scorsese (ele não precisa de Óscar para nos maravilhar com a crueza dos seus planos).
Hoje, tenho olhos cor-de-tela.


Frank Costello (Jack Nicholson): I don't want to be a product of my environment. I want my environment to be a product of me. Years ago we had the church. That was only a way of saying - we had each other.

“The Departed” (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem)

-- -- -- -- -- --

Frank (Steve Carell): You know Marcel Proust?
Dwayne (Paul Dano): He's the guy you teach.
Frank: Yeah. French writer. Total loser. Never had a real job. Unrequited love affairs. Gay. Spent 20 years writing a book almost no one reads. But he's also probably the greatest writer since Shakespeare. Anyway, he uh... he gets down to the end of his life, and he looks back and decides that all those years he suffered, those were the best years of his life, 'cause they made him who he was. All those years he was happy? You know, total waste. Didn't learn a thing.


“Little Miss Sunshine” (Melhor Argumento Original, Melhor Actor Secundário para o avô Alan Arkin).

Cibelle @ Alpinista

Bom concerto. Deixou a alma quentinha.
Leiam as reportagens da amiga Ana ou do amigo João.

"London, London" by Cibelle feat. Devendra Banhart

Eternal Sunshine of the Spotless Mind

Um dos meus filmes de eleição, acompanhado por um tema que faz parte da banda-sonora de outro dos meus filmes preferidos, "Garden State". Ui, ca confusão. Mas é o melhor de dois mundos. Here's to you: Frou Frou, 'Let Go'.

Wet Curve



"Nesta curva tão terna e lancinante
que vai ser que já é o teu desaparecimento
digo-te adeus
e como um adolescente
tropeço de ternura
por ti".


In "Um Adeus Português"
Alexandre O'Neill

(Pride and) Prejudice dos Tempos Modernos

Preconceito racial, sexual, etário...
Testes com o carimbo da Universidade de Harvard, finalmente traduzidos para português.
Tirem dez minutinhos para cada um, ou então assistam à cena final de "Pecados Íntimos" - no parque infantil, à noite - e postem qual foi a primeira coisa que vos passou pela cabeça.

Carrossel dos Esquisitos

On my way up north (o coração atulhado de lembrança), combato a languidez dos membros com uma colectânea de momentos esquizofrénicos dos últimos dias:

::: A vertigem no carrossel onde disputei o carro dos bombeiros e o coche da Cinderela, ao som de 'My Heart Will Go On', com o sobrinho Mickey Mouse ao colo.
::: A imagem de Gael Garcia Bernal vestido de mulher, na televisão do estado, a um Sábado à noite.
::: Fernando Pessoa - perdão, Ricardo Reis, perdão, Álvaro de Campos, perdão, Alberto Caeiro, perdão, Bernardo Soares - entoando 'Quem não chora não mama. Segura, meu bem, a chupeta', com confettis e serpentinas pendurados no chapéu.







À chegada a casa, uma canção:

"Lisboa andou de lado em lado,
Foi ver uma toirada, depois bailou, bebeu.
Lisboa ouviu cantar o fado,
Rompia a madrugada, quando ela adormeceu."

Percebemos que estamos na era da informação quando...

... O canal National Geographic dedica documentários à evolução da sanita (quem disse que fezes à hora de jantar causam náusea?) e ao nobre acto de fazer a barba.

Hoije recebiu bida nuôba

Sinto falta dos burros mirandeses, os que carregam as couves em São Martinho de Angueira.
É esta a aldeia onde não há rede de telemóvel, mas há morcegos a assombrarem a janela do sono. Onde não há bancos, mas há um assento de pedra onde o meu avô passava tardes a fio, a fitar o nada, ou a falar uma língua estranha com a vizinha que ensinou a minha irmã e o meu primo a praguejarem.
Também sinto falta de fazer o pino debaixo de água e de ser abalroada por uma onda. Agora mergulho no fim-de-semana.

Toda a Gente tem um Ponto Fraco...

Até um Vírus como o HIV.


«Cientistas descobriram um ponto vulnerável, uma espécie de calcanhar de Aquiles, do vírus da Sida, que pode ser o alvo de uma vacina visando a neutralização do vírus de imunodeficiência humana (HIV)».


Imagem em raio X tridimensional mostra o anticorpo b12 (verde) em contato com um possível alvo (amarelo) para actuação de futuras vacinas contra o HIV (vermelho).

Este Carnaval, Quero Ser...

«Os Estados Unidos assistem ao ressurgimento da Ku Klux Klan, organização racista que defende a supremacia da raça branca, devido ao crescente fluxo de imigração latina.»

A folia carnavalesca - é a única explicação que encontro para o regresso dos atoalhados brancos. Ou isso, ou o novo álbum da Jennifer Lopez.

Um Cantinho, Um Violão

Esse amor, uma canção,
Pra fazer feliz a quem se ama.


O Amor

A manhã chegou cáustica – o livro pousado no colo para se concentrar na venerável “Neon Bible” dos Arcade Fire.
Ainda com a preguicite agnóstica de ‘AntiChrist Television Blues’, chega ao trabalho e recebe uma encomenda da irmã. Uma moldura com a foto do homem da sua vida, uns cremes para o corpo e uns bombons. Na caixa, uma carta:

“Para a tia do meu coração: A macaca de imitação da minha avó também quis participar na surpresa e o que vai embrulhado é dela. Do amor da tua vida vai a foto e os “colhates” (leia-se chocolates). Happy Valentine’s!”

É este o meu paraíso.










"Le Paradis", Marc Chagall

Um Dia, Enfim, Igual a Mim

Tenho a certeza que o Fernando Pessoa escreveu isto no Dia dos Namorados.

Um dia baço mas não frio…
Um dia como
Se não tivesse paciência pra ser dia,
E só num assomo,
Num ímpeto vazio
De dever, mas com ironia,
Se desse luz a um dia enfim
Igual a mim,
Ou então

Ao meu coração,
Um coração vazio,
Não de emoção
Mas de buscar, um fim
Um coração baço mas não frio.

Ficarei...Mais Perto do Céu!

Não, não são os Anjos. É mesmo o ‘Closer’ (to God), dos Nine Inch Nails.
Há letra mais fofinha?



"I want to f**k you like an animal
I want to feel you from the inside
I want to f**k you like an animal
My whole existence is flawed
You get me closer to God".



Para nos protegermos de qualquer descontrolo hormonal, eu e Susy Paula criámos uma versão bem mais bonita:

“Quero fazer-te uma infecção urinária.
Quero que te arda quando fazes chichi”.

Mais.
Depois de termos visto Jamie Cullum (a beber um copo de vinho na Croissanteria Eurodoce) aquando da sua passagem pelo Coliseu dos Recreios em 2006, eis que Trent Reznor se cruza connosco em plena Avenida da Liberdade, galando a Patrica descaradamente.
E o concerto? Gostei, embora os NIN tenham alma de funcionário público: ao fim de hora e meia, deixaram o palco sem encore. Mais aqui, pelas palavras da Ana Tomás.

Inspirada em Amélie.

Ana veio ao mundo, cabeluda q.b., no primeiro dia de Outubro de 1981. Dias antes ocorrera a independência do Belize. Na manhã do seu nascimento, a sua irmã Tânia - que viria a ser a sua melhor amiga para toda a vida - pisava pela primeira vez o soalho de uma escola primária, recusando-se a pintar os desenhos facultados pela professora.

Ana aime:
- Acordar com o doce sabor dos sonhos;
- Enrolar o cabelo nos dedos;
- Morder como quem beija;
- Poder instalar penicos nas cadeiras dos cinemas para assistir a 10 filmes de rajada.

Ana n’aime pas:
- Roer as unhas, deixar de roer, voltar a roer outra vez;
- Arrotos que sabem mal.;
- Gente que não é – cliché – do bem;
- Falta de ar para fantasiar.

O Computador que Lê Pensamentos

Imagem mostra os padrões de activação do cérebro correspondentes a "somar" e "subtrair".

«Um computador, treinado por cientistas para interpretar imagens de ressonância magnética do cérebro, é capaz de adivinhar o que você está pensando em fazer - mas, por enquanto, só se suas intenções se limitarem a fazer uma conta de somar ou subtrair.»

Estaremos perante um novo "Relatório Minoritário", mas sem o bonitão (porém, excêntrico a roçar o freak) do Tom Cruise?

É bonito!



I came here tonight because when you realize you want to spend the rest of your life with somebody, you want the rest of your life to start as soon as possible.

Billy Cristal in "When Harry Met Sally"

E Depois o Peixinho Engoliu o Louva-Deus

Dizem os jornais:

Abriu, ontem, no centro de Aveiro, a primeira smart shop fora da Holanda na Europa, que, com o nome de Cogumelo Mágico, tem à venda «drogas legais» (...)
«São tudo produtos legais, de alta qualidade, importados de um fornecedor muito sério da Holanda», garante o proprietário da smart shop, acrescentando que, depois, há também «cachimbos, mortalhas, vaporizadores, moedores para as ervas, balanças, livros e enciclopédias que ensinam a cultivar os produtos».

Question: como é que este senhor (ou o seu fornecedor) conseguem ser muito sérios se o seu dia-a-dia envolve cozinhar cogumelos alucinogénios?

And yet, another question: Será que a minha avó também os consumia quando atribuiu a morte do meu peixinho laranja à ingestão de um louva-Deus?

Crise de Identidade

Eu chamo-me assim:




Mas também me chamo assim:






E vocês?
Por quem chamam?

Eu Cresci com Isto!



Percebem agora? ;)

De Maneiras que É Isto


É uma imagem real. Can you believe it?
Um casal com mais de 6 mil anos desenterrado em Itália nestes preparos.
:)

Sabiam que há um Gauguin em Faro?

Ok, não é este:


(Paul Gauguin - Where do We Come From? What Are We? Where Are We Going? - 1897)

Mas também é catita:



«O Museu d’Orsay, em Paris, confirmou a autenticidade do desenho atribuído a Paul Gauguin (1848-1903) que se encontra no Museu Municipal de Faro e que voltará a ser exposto em Maio (...) O desenho, cujo motivo é um bebé e que se pensa ser o primeiro filho do artista, está em Faro desde 1944, data em que o diplomata Amadeu Ferreira d’Almeida doou a seu espólio artístico à Câmara Municipal.»


Há Canções que Seduzem - Parte I

Cantada pela grande Manuela Azevedo, na versão dos Clã para '"O Bairro do Oriente":

"Tenho uma lamparina
que trouxe das Arábias
Pra te amar à luz do azeite

num Kamasutra de noites sábias".

Je vous Souhaite d'Être Follement Aimés :)

Quand la folie fait sens.

Vestígios, by Al-Berto


noutros tempos
quando acreditávamos na existência da lua
foi-nos possível escrever poemas e
envenenávamo-nos boca a boca com o vidro moído
pelas salivas proibidas - noutros tempos
os dias corriam com a água e limpavam
os líquenes das imundas máscaras

hoje
nenhuma palavra pode ser escrita
nenhuma sílaba permanece na aridez das pedras
ou se expande pelo corpo estendido
no quarto do zinabre e do álcool - pernoita-se

onde se pode - num vocabulário reduzido e
obsessivo - até que o relâmpago fulmine a língua
e nada mais se consiga ouvir

apesar de tudo
continuamos e repetir os gestos e a beber
a serenidade da seiva - vamos pela febre
dos cedros acima - até que tocamos o místico
arbusto estelar
e
o mistério da luz fustiga-nos os olhos
numa euforia torrencial


in Horto de Incêndio

O Regresso da Mãe Pródiga

A pedido de um elemento do agregado familiar Fernandes, aqui fica o meu grito do Ipiranga, versão Chucky: I'm Ba-ack! :)